No momento em que nos depararmos com a necessidade de encontrar um profissional para nos orientar e ajudar a superar algumas dificuldades vivenciadas em nosso dia-a-dia, surgem uma série de dúvidas, até então inusitadas, que, após devidamente esclarecidas, facilitarão a decisão de trilhar o caminho de nosso autoconhecimento e do cultivo do autocuidado.

Dúvidas Frequentes sobre Terapia

?

?

Questão 03
Questão 03

3. É necessário ter indicação médica (psiquiatra) para dar início a um tratamento psicológico?

Questão 01
Questão 01
Questão 02
Questão 02
Questão 04
Questão 04
Questão 05
Questão 05
Questão 06
Questão 06
Questão 07
Questão 07

1. Será que eu realmente preciso de um tratamento psicológico?

2. Eu preciso de um tratamento com um psiquiatra ou um psicólogo?

4. Como escolher um bom psicólogo?

5. Posso falar qualquer coisa ao psicólogo?

6. Qual a garantia de que o quê eu disser ao psicólogo será mantido em sigilo?

  • Esta é uma dúvida muito frequente de quem busca ajuda psicológica, seja por que a pessoa já está percebendo algumas mudanças em seu comportamento ou até mesmo por estar recebendo alertas de amigos mais próximos ou familiares.

  • Pois bem, vale ressaltar que a busca por ajuda psicológica é assunto pessoal e pode ser baseada em vários fatores, como a persistência de sintomas que estão impactando sua vida diária em família, no trabalho, nos relacionamentos ou nos hobbies, ou o desejo de explorar mais sobre si mesmo e seu bem-estar emocional.

  • Portanto, não se trata de uma questão objetiva, mas de seus sentimentos e percepções sobre um bem-estar emocional e mental insatisfatório, causado por tais dificuldades ou inquietações que lhe impedem de levar uma vida equilibrada e tranquila e que você não tem conseguido resolver ou gerenciar.

  • A decisão de buscar um apoio psicológico tem que levar em consideração estes aspectos. Aqui, na Espaço Cuidar e Viver, podemos lhe dar acolhimento e lhe ajudar a, juntos, avaliar sua situação e decidir se um tratamento psicológico é apropriado para você no momento.

  • Nosso papel é fornecer orientação e suporte, exatamente por isto estamos sempre prontos para escutar e discutir suas preocupações e necessidades, de forma aberta e colaborativa.

  • Esta é uma ótima pergunta e, entender a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra, pode ajudar na tomada de decisão sobre buscar a ajuda de um psicólogo.

  • Um psicólogo é especializado em psicoterapia ou terapia psicológica, cujo objetivo é acolher, orientar e ajudar os pacientes a lidar com problemas emocionais, comportamentais e relacionais por meio de conversas e técnicas terapêuticas. Porém não possuem competência para a prescrição de medicamentos.

  • Já o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental que pode diagnosticar condições psiquiátricas e, se julgar necessário, prescrever medicamentos psicotrópicos.

  • O psiquiatra e o psicólogo geralmente trabalham em conjunto para proporcionar um tratamento mais abrangente e efetivo, cada um abordando sob sua ótica a saúde mental e emocional do paciente.

  • Porém, a decisão de iniciar um tratamento com psiquiatra, psicólogo ou ambos irá depender da natureza e gravidade dos seus sintomas, preferências pessoais e histórico de tratamento.

  • A Espaço Cuidar e Viver está aqui para lhe orientar com relação a suas preocupações, para avaliar suas necessidades e colaborar com você para encontrar a melhor abordagem de tratamento.

  • Quando já existe o histórico de diagnóstico de uma doença de média ou alta complexidade, gravidade e duração, normalmente, o psiquiatra já faz o encaminhamento de seu paciente a um psicólogo.

  • Portanto, se você já possui um diagnóstico psiquiátrico e/ou está tomando medicamentos prescritos, é importante que, ao procurar um psicólogo, informe-o sobre esta situação para que, juntos, possam coordenar seus tratamentos e garantir o melhor cuidado para você.

  • Contudo, em muitos casos, não é necessário ter uma indicação médica (de um psiquiatra) para iniciar um tratamento psicológico. Aqui na Espaço Cuidar e Viver você é atendido por profissionais com técnicas e habilidades para realizar avaliações psicológicas e iniciar tratamentos terapêuticos sem a necessidade de prescrição médica.

  • No entanto, se houver necessidade de avaliação psiquiátrica, prescrição de medicamentos ou tratamento de condições que exigem uma abordagem integrada, o psicólogo deverá encaminhar seu paciente a um psiquiatra para atuarem em colaboração.

  • A prioridade da Espaço Cuidar e Viver sempre será ajudar você a alcançar seus objetivos terapêuticos e a promover seu bem-estar emocional.

  • Entender os sinais de um bom psicólogo é fundamental para garantir que você esteja recebendo o melhor cuidado possível para suas necessidades. E por nos preocuparmos e valorizarmos os nossos pacientes, segue abaixo os principais pontos que você deve observar na hora da escolher de bom um psicólogo:

  • Sim, esse é o seu local de fala.

  • Você pode falar com o psicólogo sobre qualquer assunto que esteja em sua mente lhe roubando a tranquilidade.

  • Enquanto estiver sob tratamento terapêutico, você terá liberdade para expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações sem julgamento e com a certeza de que tudo será mantido em sigilo.

  • O bom psicólogo estará apto a lhe acolher e a ouvir com empatia suas inquietações para, assim, ter subsídios suficientes para poder lhe ajudar da melhor forma possível.

  • Portanto, sinta-se à vontade para abordar qualquer tema que seja importante para você, pois isto poderá fazer a diferença em seu tratamento.

  • A proteção da privacidade e confidencialidade de todo e qualquer registro referente aos pacientes é princípio fundamental do Código de Ética da profissão.

  • Todas as informações discutidas nas sessões de psicoterapia devem ser mantidas em sigilo absoluto. Isso significa que suas informações não poderão ser compartilhadas com outras pessoas fora do contexto terapêutico, a menos que você autorize explicitamente, a menos que haja necessidade legal ou de segurança específica que exija sua divulgação.

  • Você pode confiar em seu psicólogo, pois tudo o que você com ele compartilhar será mantido em total confidencialidade. Você estará em um ambiente seguro e confiável para o seu processo terapêutico.

  • Se tiver mais perguntas ou preocupações sobre o sigilo, sinta-se à vontade para questionar e discutir aqui, na Espaço Cuidar e Viver.

  • O tempo de duração do tratamento psicoterapêutico pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada paciente e a complexidade das questões que estão sendo abordadas. Não há uma resposta única para todos, pois cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente.

  • Geralmente, recomenda-se, no mínimo, algumas sessões para que se estabeleça uma relação terapêutica sólida entre o psicólogo e o paciente, para que seja possível começar a trabalhar as questões inicialmente identificadas.

  • À medida que avançamos no tratamento, ajustamos o plano terapêutico de acordo com o progresso e as metas que você deseja alcançar.

  • É importante lembrar que o processo terapêutico é colaborativo e flexível, o que permite ao psicólogo e você revisem, juntos e regularmente, seu progresso e necessidades, com o objetivo de garantir que estejam no caminho certo para atingir seus objetivos terapêuticos.

7. O tratamento psicoterapêutico terá duração de quanto tempo?

  • Aqui na Espaço Cuidar e Viver temos o cuidado e o comprometimento de cumprir e lhe oferecer tudo isto.

  1. Um bom psicólogo deve ser empático, compreensivo e capaz de criar um ambiente seguro e acolhedor para os pacientes expressarem seus pensamentos e sentimentos;

  2. Um bom psicólogo deve ter as qualificações acadêmicas e experiência clínica necessárias para lidar com uma grande variedade de questões emocionais, comportamentais e relacionais;

  3. Um bom psicólogo deve seguir rigorosamente os princípios éticos da profissão, incluindo a proteção da privacidade e confidencialidade dos pacientes;

  4. Um bom psicólogo deve adaptar sua abordagem terapêutica às necessidades individuais de cada paciente, utilizando técnicas e intervenções adequadas ao seu contexto;

  5. Um bom psicólogo deve colaborar com o paciente no processo terapêutico, capacitando-o a tomar decisões e a desenvolver habilidades para enfrentar seus desafios; e

  6. Um bom psicólogo deve manter-se atualizado com as melhores práticas e participar de supervisão regular para garantir a manutenção da qualidade do seu trabalho terapêutico.

  • A primeira sessão de psicoterapia desempenha um papel fundamental no processo de tratamento.

  • Além disto, a primeira sessão requer, muitas vezes, uma avaliação psicológica mais detalhada e uma exploração mais profunda das questões apresentadas, o que pode demandar um tempo adicional.

  • É exatamente por esta razão que o psicólogo normalmente reserva um tempo extra a esta consulta inicial, de modo que possa melhor conhecer sua história, compreender suas necessidades e estabelecer objetivos terapêuticos específicos de forma personalizada para você.

  • Portanto, ao investir mais nesta etapa inicial do tratamento, o psicólogo demonstra seu comprometimento em garantir uma base sólida para iniciar seu tratamento, critério crítico para a promoção de resultados eficazes e significativos ao longo do tempo.

Questão 08
Questão 08

8. Porque a primeira consulta (sessão) não é gratuita?

Entre em contato!

Psicóloga Priscila Elias
Psicóloga Priscila Elias

Ainda com dúvidas?